domingo, 18 de agosto de 2013

Conceito EAD – Ministério da Educação e Cultura

Conceito EAD – Ministério da Educação e Cultura

Segundo o ministério da Educação e da cultura, a educação a distância é uma “forma de ensino que possibilita autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.
Há um debate constante no mundo acadêmico sobre quem é levado a estudar on-line. Tem-se como fato dado que os alunos que estudam on line são adultos, pois essa espécie de aprendizagem, que se dá em qualquer lugar e a qualquer hora, permite-lhes continuar trabalhando em turno integral sem deixar de também dar atenção à família. “ O aluno on-line “típico” é geralmente descrito como alguém que tem mais de 25 anos, está empregado, preocupado com o bem-estar da comunidade, com alguma educação superior em andamento, podendo ser tanto do sexo masculino quando do feminino.” ( Gilberto, 2001,p.74).
De acordo com Laaser, apud Mckenzie ET AL. ( 1979, p 17) o termo “educação a distância” adquiriu aceitação universal em 1982, quando o Conselho Internacional mudou seu nome para Conselho Internacional para Educação por correspondência (ICDE).
Segundo o decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem com a utilização de meios  e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
O PERFIL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO AMBIENTE TELEDUC – Zuleika Nunes Ferreira – CEFET – GO – gaam@cefetgo.br

Por Marcia Kanitz 
Casimiro de Abreu, dia 18 de agosto de 2013.
PIGEAD - Lante - UFF/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário